Bem-Vindos à
Adoro Robótica
Criar, Experimentar e Aprender
Quem Somos
A Adoro Robótica iniciou a sua trajetória em 2001 e, hoje, é uma das referências em Robótica Educacional, no Rio de Janeiro. Visamos atender desde crianças até adultos, compartilhando os saberes e adaptando cada nível de conhecimento, nos baseando no processo de Design Thinking.
Missão
Temos por missão estimular o pensar, o refletir e o agir inerente em todo ser humano, principalmente, em crianças e adolescentes que se permitem sonhar, podendo assim criar soluções práticas para as dificuldades encontradas no nosso cotidiano.
Visão
Queremos estar cada vez mais atuando com paixão, trazendo o que há de melhor em Robótica Educacional.
Valores
Nossos valores são pautados na ética, inovação, sustentabilidade, melhoria contínua, criatividade, honestidade e comprometimento.
Palavras do Nosso Fundador
Robótica Educacional
Mudando o Futuro Para Melhor
Foi nos Estados Unidos que o movimento Maker se apresentou para o mundo, através da revista Maker Magazine. Este movimento, intitulado “faça você mesmo”, se propagou pelo mundo de uma forma espantosa, graças à diversas tecnologias de código aberto e com baixo custo.
A realidade é que este tipo de cultura já existia há décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras, como foi o caso da indústria dos computadores pessoais que teve suas origens no Homebrew Computer Club (Clube dos Computadores Caseiros), onde Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram pela primeira vez o Apple I.
Hoje em dia, com a chegada e popularização de tecnologias de construção super sofisticadas como a impressão 3D e os microcontroladores como o Arduino, o movimento Maker pode ser apenas o início de uma nova revolução industrial, de proporções gigantescas e bastante profundas para nossa sociedade.
Aliada à este movimento, a robótica passou a ser o ponto de ligação entre a criação e o desenvolvimento de varias soluções. Associando educação STEAM, Design Thinking, Robótica, Programação e educação Maker, nós criamos a nossa metodologia.
Professor Charles Esteves Lima
Diretor Pedagógico
Nossos Cursos
Arduíno
Neste curso, oportunizamos aos alunos desenvolver e criar o protótipo de sua ideia, proporcionando ações como empreendedorismo e sociabilidade. Aqui, eles desenvolvem técnicas de prototipagem de produtos, utilizando recursos como programação, modelagem, eletrônica e mecânica.
Carga horária: 1h30min semanais
Duração: 5 meses
Faixa etária: a partir de 10 anos
Módulo: Único
Codificação na Educação Infantil
Desenvolve, de forma lúdica, habilidades e competências que contribuem de forma direta no aprendizado infantil. Desperta a criatividade e estimula o desenvolvimento físico, socioemocional e cognitivo.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 4 anos
Módulos: 1 e 2
Consultoria
Oferecemos consultoria na construção de Espaço Maker e material pedagógico para instituições de ensino, disponibilizando listas de equipamentos e materiais, orientando layout, designer e organização da sala, desenvolvendo material pedagógico e treinamento de professores, sensibilizando-os para tarefas do cotidiano
Maker, robótica e codificação.
Segmentos: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.
Sistema de Ensino: de acordo com a BNCC e o novo Ensino Médio.
Cursos Curricular e Extracurricular: Arduíno | Codificação Infantil | Educação Maker | Programação | Programação de Jogos em Realidade Virtual | Robótica de Competição | Robótica Maker | STEAM | Xadrez
Consultoria pedagógica em Robótica Educacional
Capacitação pedagógica, com implementação de material didático
Eventos | Makerspaces | Workshops
Educadores Makers
Promove a integração de conceitos de diversas áreas, como, linguagem, matemática, física, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, entre outras. Apresenta de forma prática conceitos realizados em sala de aula, assim como estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno, de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimula a criatividade e desenvolve o raciocínio lógico na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos, além de aspectos ligados a planejamento e organização de projetos.
Carga horária: 2h semanais
Duração: 7 meses
Faixa etária: a partir de 18 anos
Módulos: STEAM, Introdução à Programação, Arduino
Básico, Modelagem e Impressão 3D e Kits educacionais.
IOT - Internet das Coisas
Desenvolve nos alunos as habilidades do século XXI, trazendo o pensamento crítico. Promove novas formas de comunicação entre pessoas x pessoas, coisas x pessoas e pessoas x coisas. Apresenta como é este
mundo conectado com tudo, cidades inteligentes, assim como conexões com as áreas de saúde, agricultura, engenharia e sociais, além de apresentar conceitos sobre
Big Data.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 13 anos
Módulo: Único
Modelagem e Impressão 3D
Introduz os conceitos da Modelagem Tridimensional, tipos de impressoras e materiais. Prática de modelagem através do tinkercad e fusion 360, voltado para a impressão 3D. Fatiamento e impressão na prática. Direito a impressão de uma criação sua.
Carga horária: 1h30min semanais
Duração: 2 meses
Faixa etária: a partir de 10 anos
Módulo: Único
Olimpíadas Científicas
Uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens, utilizada em praticamente todo o mundo. Além da difusão, as olimpíadas realizam muitas outras atividades, proporcionando atualização dos professores e escolas.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 10 anos
Módulo: Único
Programação
Proporciona o desenvolvimento analítico crítico, despertando o pensamento de forma estruturada. Estimula o planejamento criativo de projetos, utilizando estratégias de forma organizada, seguindo padrões lógicos para a resolução de desafios. Propicia a aprendizagem gradativa dos conceitos lógicos que são inerentes a toda linguagem, seja da programação de um robô, criação de um jogo, animação ou objetos inteligentes capazes de atuar no mundo físico.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 6 anos
Módulos: Kids 1, Kids 2, Teens 1 e Teens 2
Robótica de Competição
Promove uma abordagem transdisciplinar, incorporando temas transversais na busca por análises e soluções de problemas. Associa a robótica, suas aplicações e possibilidades à formação de um cidadão consciente. Desenvolve a percepção de habilidades individuais e coletivas, propiciando um aprendizado baseado na
experimentação, trabalho em grupo, motivação coletiva, proatividade, iniciativa, autonomia, criatividade, liderança,
equilíbrio socioemocional e habilidades necessárias ao mercado de trabalho atual. Integra a tecnologia à comunidade escolar e à sociedade.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 9 anos
Módulos: Básico, Intermediário e Avançado
Robótica Maker
Proporciona a compreensão de outras áreas do conhecimento de forma divertida, despertando o raciocínio lógico e fortalecendo a interdisciplinaridade. Desenvolve a criatividade através de materiais recicláveis e de baixo custo. Estimula o raciocínio, autonomia e confiança dos alunos, onde, com a “mão na massa” , se tornam protagonistas de seu aprendizado, aumentando interesse e percepção. As tecnologias como a robótica e o movimento maker têm sido utilizadas como ferramentas para o ensino de conteúdos transversais, como, ciências, física, matemática, geografia, história e português.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 6 anos
Módulos: 1, 2 e 3
Xadrex
Estimula o desenvolvimento de competências intelectuais e cognitivas. Desperta a imaginação e facilita a assimilação de novos saberes.Desperta conhecimento, raciocínio lógico, experimentação, repetição e muitas outras facetas da área humana. Permite um aprendizado que engloba autoestima, respeito e criatividade, estimulando relações sociais saudáveis e ajudando a criar maturidade na tomada de decisões.
Carga horária: 1h semanal
Faixa etária: a partir de 6 anos
Módulos: Básico, Intermediário e Avançado
Conheça Nossa Equipe
Profissionais qualificados e comprometidos com o seu aprendizado
Com muito carinho e sabedoria, a Adoro Robótica escolhe seus colaboradores e os capacita, para que exerçam as suas funções com qualidade e ética.
Camilla Fiorito
Consultora Educacional
Anne Barros
Coordenadora Pedagógica
Charles Esteves Lima
Diretor Pedagógico
Daniel Ferreira
Colaborador
Daniel Sampaio
Colaborador
Eduardo Garcia
Colaborador
Euclédia Martins
Colaboradora
Fabiola Adami
Desenvolvedora de Projetos
Rachel Velloso
Gerente Administrativa
Juliana Teixeira
Colaboradora
Upiratan Machado
Colaborador