Robótica como Metodologia de Ensino

January 10, 2018

 

Nas mídias em geral somos massacrados com os termos do momento: Robótica, DIY, Movimento Maker, sem falar nos eventos que parecem transbordar em nossas redes sociais, como Hackathon, PlastCo Lab e muitos outros. No cenário educacional atual não é incomum observar nas listas de atividades extracurriculares tópicos como Robótica e Programação, algumas escolas inclusive aderiram Educação Maker inserindo essas disciplinas na grade escolar.

 

Se você, como muitos, não sabe bem o que esperar quando se inscreve em uma aula de Robótica, e já imagina cenas do filme Eu, Robô com Will Smith, ou seus olhos saltam com as grandes máquinas do filme Gigantes de Aço, você está bem longe da realidade, mas fique calmo, você não é o único a pensar assim. O post de hoje é justamente para trazer luz a essa questão.

 

Engana-se quem pensa que a Robótica Educacional é um conceito isolado das outras disciplinas, apesar de singular ela é utilizada como uma ferramenta na construção do conhecimento do aluno, seja ele, criança ou adulto. Trata-se de redefinir conceitos que antes pareciam inalcançáveis, é apresentar as Leis de Newton para uma criança de 5 anos de forma a interiorizar esses conceitos sem nem mesmo utilizar a palavra Física. Para os adultos não é diferente, quem nunca foi usuário assíduo de tecnologias pode se ver programando e desenvolvendo novos projetos. As aulas de Robótica visam incentivar a experimentação e inventividade, desmistificar conceitos, estimular descobertas e mostrar para si mesmo do que você é capaz.

 

Caso você ainda tenha alguma dúvida, comente e ficaremos felizes em esclarecê-la.

Até a próxima!

 

Anne Barros

Professora Adoro Robótica

Licenciatura em Matemática

Esp. em Tecnologia da informação

aplicada à educação

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A internet das coisas: um passo para o futuro

August 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes

September 21, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica

© 2017 por Adoro Robótica