Robótica na Educação Infantil

February 7, 2018

As crianças nascem com a tecnologia em volta delas, pois são nativos digitais. Assim, ao introduzir o ensino da robótica na Educação Infantil, percebemos o pensamento criativo dessas crianças se desenvolvendo durante as atividades, onde o brincar é essencial para que essa experiência aconteça de forma lúdica dentro do espaço escolar.

 

Podemos considerar que todo esse início é uma fase de preparação, pois os alunos vão conhecer as peças do kit educacional, montar, encaixar, construindo projetos que são propostos pelo professor, com diversos desafios, totalmente dentro do contexto educacional, para que mais tarde eles possam lidar com a programação de uma forma mais fácil. Nesse momento o papel do professor é estimular o desenvolvimento psicomotor do aluno, concentração, autonomia, trabalho em equipe, diálogo, autoconfiança, enfim, habilidades fundamentais para uma sociedade tão competitiva quanto a nossa.

Ao fim de toda atividade é possível verificar não só o entusiasmo das crianças ao apresentar suas produções e ao apreciar as produções dos colegas, mas também a transformação do ambiente de aprendizagem em “aprender-fazendo”.

Christiane Rosenbaum 

Professora Adoro Robótica
Psicóloga

Pós Graduada em Informática Educativa

Pós Graduada em Psicopegagogia

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A internet das coisas: um passo para o futuro

August 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes