Você conhece a maior feira Maker do mundo?

September 28, 2018

     Você talvez já conheça a Maker Faire, o evento de criatividade, inovação e do-it-yourself (faça você mesmo) criado pela Revista Make, mas você talvez não saiba quando ela foi criada…

 Foto: https://waag.org/en/event/eindhoven-maker-faire-2018

 

    A primeira Faire aconteceu em 2006 na área da baía de São Francisco e foi importante para testemunhar uma comunidade maker que estava crescendo rapidamente e dar um espaço para que houvesse uma interação entre membros dela. Além dos múltiplos benefícios, ainda atrai, por ano, um grande quantitativo de crianças, fazendo-as se interessar ainda mais pelo movimento maker, o que também as desperta o desejo de fazer parte dele.

 

      A Maker Faire foi idealizada como uma janela, um salto para visualizar o futuro, com exposições daqueles que estão criando soluções tecnológicas. Hoje ela abrange diversas áreas do conhecimento em que a inovação é protagonista.

 

     Dentre outras formas, a  feira pode ser descrita como uma reunião de esforços para disseminar a evidente cultura da construção de objetos tangíveis, a partir dos conhecimentos que se tem disponível e pela procura incessante  de multiplicá-los, e pelo quase imediato compartilhamento das criações. A comunidade não demora a ter acesso a essas inovações, que não ficam guardadas somente em posse do pesquisador.

 

     Acontece anualmente tanto na baía de São Francisco quanto em Nova York, esta última conhecida como a “World Maker Faire”, embora também receba edições que acontecem ao redor do mundo, como o polo de referências tecnológicas na China ou a feira que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de novembro deste ano. Esta com a mesma proposta da original, de ser family-friendly (ideal para reunir toda a família). A oportunidade é, além de tudo, de estar frente às grandes inovações dos últimos tempos e última geração tecnológica dos dispositivos mais modernos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A internet das coisas: um passo para o futuro

August 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes