A importância do eSports para a educação

November 13, 2019

 

O eSports é uma modalidade de competição profissional com videogames reconhecida oficialmente desde o ano 2000. Esse esporte eletrônico virou febre entre a garotada e aos poucos estão sendo aceitos dentro das escolas.

 

Além de fazer parte do dia a dia da maioria dos jovens, os jogos eletrônicos atraem a partir de seus elementos lúdicos, divertidos e interativos. Crianças e adolescentes são seduzidos para essa realidade virtual pela ludicidade, entretenimento e interatividade. De maneira que as pessoas se sentem desafiadas a solucionar problemas e fazer escolhas quando imersas no jogo.

 

Pensando nisso e no fato de que um dos maiores desafios da atualidades nas escolas é despertar o interesse dos alunos dentro de sala de aula, professores e especialistas veem nos games uma forma de engajar os jovens nos processos de aprendizagem. Criando desafios, estimulando o trabalho em equipe e aprendendo o conteúdo pedagógico brincando. Esse processo é conhecido com gamificação, que significa aplicação de conceitos, estratégias e dinâmicas de jogos em situações de não jogos.

 

Desse modo, ao estabelecer desafios, a gamificação busca dentro de sala de aula  ensinar competências que vão além dos conteúdos acadêmicos para os alunos. Como engajar e desenvolver a autonomia, a colaboração, o pensamento criativo e a motivação. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A internet das coisas: um passo para o futuro

August 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes